|
este texto nada tem a ver directamente com os motoxaparros, mas foi este o espírito que encontrei neste grupo...
há sempre tempo pa levantar 2 dedos,desde que realmente se queira... Afinal, o que é ser Motard ?
Não sei o que será exactamente ser Motard. Quem sou eu para definir um estado de espírito, uma atitude e uma forma de estar na vida como o é ser-se Motard.
Acho que sei é o que não é preciso para se ser um verdadeiro Motard.
Não é preciso ser acelera: - ter um “kit de unhas” maior que o resto do mundo; - estar permanentemente a dizer “a minha (mota) é maior do que a tua”; - pavonear-se na frente dos “enlatados” e sempre a reclamar com toda a gente; - dar 324,25 e ¼ kms/h e ir para o café “contar vantagens”;
ou o oposto, ser tótó: - eu nunca passo do limite de velocidade, eu nunca piso um risco contínuo; - eu é que sou bom porque uso sempre os piscas; - fulano é um assassino ainda se vai matar; - ai os railes, ai os railes, ai os railes; e a lista podia continuar...
No entanto estes pontos são características inerentes de outro tipo de pessoas.
O 1º é o “mediano”, o tipo vulgar, o frustrado que quer tentar mostrar ser mais do que realmente é. Normalmente têm este tipo de conversa, que se pode ouvir de qualquer um, mesmo de um vulgar enlatado: “Eu fiz Lisboa - Porto em 2h e nunca baixei dos 200”. Ou “o meu tem uns pneus XPTO e um escape novo que te deixa parado em qualquer arranque”.
O 2º é o “murcão”, o senhor que vai de mota para o tr*b*lh* só para evitar o trânsito e porque a moto fica bem. Aquele que nos estorva no meio do trânsito. E que olha para nós de lado com um certo desdem ou desprezo.
Se calhar até são estes que de carro ou de moto, não se afastam para nós passarmos (porque não querem, ou se calhar tinha um risco contínuo). Os mesmos que mudam de faixa de repente e nos partem uma perna (e se calhar até usaram o pisca mas não os espelhos). Que queimam um vermelho e nos atiram para uma cadeira de rodas (e se calhar até iam só a 50). Andar de mota e ter atitudes destas não é ser Motard. Não pensar e não ter cuidado com os outros, é não ter respeito pelos outros. E quer se esteja dentro de um carro ou em cima de uma mota é exactamente igual. É ser-se irresponsável, e é tudo menos o que se espera de um Motard.
Talvez aquilo que faz um Motard seja a educação, o civismo, o cavalheirismo, o cuidado, a solidariedade, e o companheirismo presentes em todas as atitudes que se tem diariamente.
...e que passam para a estrada quando se anda de moto.
Um dos maiores prazeres que se tira da estrada é expressão na cara daquele rapaz que ficou sem gasolina às 4h da manhã e que levaste à bomba e de volta sem ser preciso te pedirem nada. Apesar de estares com frio e morto por ir para casa.
Ou cara de satisfação daquele miúdo que não conseguia por a moto a tr*b*lh* por azelhice, e que tu ajudas mesmo que para isso tenhas de parar literalmente no meio do IC19 em hora de ponta.
Ou quando alguém que se acabou de atirar para o chão e está puto da vida a avaliar os estragos na sua menina, ainda consegue esboçar um sorriso e agradecer-te por teres parado para o apoiar.
Ter espelhos na mota e usá-los para dar passagem a um grupo de Motards, e ver que mesmo no meio do trânsito, todos conseguem levantar uma mão ou fazer um aceno de agradecimento.
Ir a Faro mas... pela nacional. Cruzar-se com Motards que nos cumprimentam entusiasticamente, sentir o vento, apreciar a paisagem, e nos muitos troços que se proporcionam (sem trânsito), curtir as curvas, o real prazer de condução, a companhia e o companheirismo.
Experimentem... e vão saber o que é sentir-se bem consigo próprio. Sentirem-se pessoas melhores, realizados. Sentirem-se livres, independentes e responsáveis. Vão tomar consciência da nossa fragilidade face aos elementos e desenvolver um respeito e mesmo admiração pela condição de Motard, que depois vão defender e tentar incutir nos outros a todo o custo.
Acreditem que mesmo com uma motita de série, vão ser superiores a muitos "n mil kms" ou kms/h, K/Ns, DinoJets, Devils e afins. Porque não é a mota que faz o Motard. Há quem já nasça Motard sem o saber.
...curioso como no inverno se vêm menos motas mas mais motards !
|